domingo, 14 de setembro de 2008

Sobre o Projeto



Papel das estruturas glandulares de Croton glandulosus L. (Euphorbiaceae) na interação tritrófica: planta, predadores de sementes pré-dispersão e respectivos parasitóides - uma proposta de estudo interdisciplinar, produção de material didático e divulgação científica.


Com este projeto nos propomos ao estudo das estruturas glandulares de Croton glandulosus L. e do papel das secreções glandulares na dinâmica das espécies de insetos visitantes e as implicações destes na forma e intensidade de predação das sementes. Dados preliminares sobre aspectos morfofisiológicos e comportamentais das espécies envolvidas nessa interação tritrófica planta-predadores-parasitóides indicam-nos a existência de um sistema complexo e sofisticado, que exige estudos interdisciplinares para que possa ser adequadamente compreendido. Sendo assim, propomo-nos a realizar um estudo dessa natureza, para o qual estabelecemos duas linhas básicas de investigação, a saber: componente vegetal – Anatomia, histoquímica e ultra-estrutura glandular, características químicas do exudado e dinâmica da produção da secreção, reservas das sementes precoces e tardias; componente animal – Reconhecimento das espécies visitantes e consumidoras de néctar e/ou pólen; freqüência de ataque (Apion x himenópteros) às sementes (precoces x tardias) e respectivos graus de parasitismo em condições de variáveis controladas (presença/ausência de néctar e de formigas forrageadoras). Aliado a essas investigações científicas há um aspecto complementar e de fundamental importância que é a divulgação do conhecimento para além dos círculos acadêmicos de pesquisadores, como forma de contribuir para o letramento científico da população brasileira, em especial alunos do ensino fundamental, médio e superior.

Equipe Executora:

Coordenadora: Profa. Dra. Silvia Rodrigues Machado(Departamento de Botânica, Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu): estudos anatômicos e ultra-estruturais.

Pesquisadores colaboradores e atribuições

Profa. Dra. Lucia Maria Paleari (Departamento de Educação, Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu): estudos das interações inseto-planta e produção de material didático;

Prof. Dr. Elder Antônio Souza e Paiva (Laboratório de Anatomia Vegetal, Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, UFMG, Belo Horizonte): estudos anatômicos das estruturas glandulares;

Profa. Dra. Simone de Pádua Teixeira (Laboratório de Histoquímica Vegetal, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, USP, Ribeirão Preto): estudos histoquímicos das estruturas glandulares e de sementes;

Discentes: estudantes de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) e de Iniciação Científica dos pesquisadores envolvidos no Projeto de Pesquisa.

Período de Execução do projeto de Pesquisa:

24 meses, com possível renovação por 12 meses em função de novas abordagens e ampliação da área de estudo, segundo o interesse da equipe.

Instituição de Execução:

UNESP, Instituto de Biociências, Campus de Botucatu (Departamentos de Botânica e de Educação, Centro de Microscopia Eletrônica)

Instituições Parceiras: USP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Campus de Ribeirão Preto (Departamento de Ciências Farmacêuticas); UFMG, Instituto de Biologia, Belo Horizonte (Departamento de Botânica).